Skip to main content

Regina de Paula

Regina de Paula é artista e professora associada do Instituto de Artes (DLA/IART/UERJ) e da Linha de pesquisa Arte, Experiência e Linguagem (PPGArtes/UERJ). Realizou Diante dos olhos, os gestos (2016), exposição individual que ocupou todo um andar no Paço Imperial do Rio de Janeiro e participou da 10ª Bienal do Mercosul (2015). Em coautoria com Marcelo Campos, lançou o livro Sobre a areia (2016). Dentre suas participações em coletivas recentes, destacam-se: Parada 7 – Arte em resistência, Centro Cultural Justiça Federal (2022), Ver-ão, Galeria Oásis (2021), Casa Carioca (2020) e O Rio dos Navegantes (2019), ambas no Museu de Arte do Rio. Foi artista residente do Centre d’Art Passerelle em Brest, França (2005). As suas investigações partem da experimentação artística e questões fundadoras da cultura e da própria existência.

Regina de Paula es artista y profesora asociada del Instituto de Artes (DLA/IART/UERJ) y de la Línea de Investigación Arte, Experiencia y Lenguaje (PPGArtes/UERJ). Realizó Ante los ojos, los gestos (2016), una exposición individual que ocupó una planta entera en el Paço Imperial de Río de Janeiro y participó en la 10ª Bienal do Mercosur (2015). En coautoría con Marcelo Campos, lanzó el libro Sobre la arena (2016). Entre sus participaciones en colectivos recientes, se destacan: Parada 7 – Arte en resistencia, Centro Cultural Justiça Federal (2022), Ver-ão, Galeria Oásis (2021), Casa Carioca (2020) y El Rio de los Navegantes (2019), ambos en el Museo de Arte de Río. Fue artista residente en el Centre d’Art Passerelle de Brest, Francia (2005). Sus investigaciones parten de la experimentación artística y cuestiones fundamentales de la cultura e inherentes de la existencia.

Regina de Paula is an artist and associate professor at the Institute of Arts (Department of Artistic Languages/IART/UERJ) and at the Art, Experience and Language Research Line, (PPGArtes/UERJ). She held Diante dos olhos, os gestos (Before the eyes, the gestures) (2016), a solo exhibition that occupied an entire floor at the Paço Imperial in Rio de Janeiro, and she participated in the 10th Bienal do Mercosul (2015). In co-authorship with Marcelo Campos, she launched the book Sobre a areia (2016). Among her participations in recent collective exhibitions, the following stand out: Parada 7 – Arte em resistência, Justice Federal Cultural Center (2022), Ver-ão, Galeria Oásis (2021), Casa Carioca (2020) and O Rio dos Navegantes (2019), both at the Museu de Arte do Rio. She was artist in residence at the Center d'Art Passerelle in Brest, France (2005). Her investigations start from artistic experimentation and founding questions of culture and existence itself.

Produções de Regina de Paula (Producciones / Productions)

Teko Haw Brasil

Desde seu assentamento, em 2006, a Aldeia Maraka’nà é um espaço de manejo comunitário gerido por indígenas de diversas etnias, residentes ou em passagem pela cidade do Rio de Janeiro.

Diante dos olhos, os gestos

Os trabalhos reunidos nesta mostra fazem parte de uma pesquisa recente (...). Ao conhecer e vivenciar aspectos peculiares da paisagem milenar de Jerusalém, questões anteriormente identificáveis em outras séries de obras passaram a conviver com novos interesses.

Aldeia Maraka’nà

Os trabalhos apresentados na exposição Parada 7 estão relacionados à Aldeia Maraka'nà, espaço de manejo comunitário gerido por indígenas de diversas etnias, residentes ou em passagem pela cidade do Rio de Janeiro.

Donde corre mistura de sangue e água

2014 Impressão fine art 110cm x 80cm Fotografia (acima) Wilton Montenegro Fotografia abaixo de autoria de José Severino Soares, retratando os índios bororos em 1894, foi reproduzida a partir do original da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro.

Bíblia (templo de areia)

2014 Bíblia em espanhol com areia e templo de areia e impermeabilizante 29cm x 46cm Fotografia Wilton Montenegro.