Skip to main content

Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional: Pureza e perigo

Este artigo discute o modo como transformamos a experiência artística em escrita, alcançando a dimensão performática deste ato liminar (Turner apud Dawsey, 2005). Do atrito entre corpo/escritura sugere o que se intitula artista/pesquisadora(o) de f(r)icção (Lyra, 2011, p.44), uma espécie de cartógrafa(o) que traça paisagens na relação eu/alteridade, gerando momentos eletrizantes de uma escrita acadêmica f(r)iccional. Faz-se mister frisar que o texto é calcado nas pesquisas no Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra/2005-2013); nas experiências com a disciplina ministrada pela pesquisadora nos programas de pós-graduações em artes da UERJ, UDESC e UFRN (2017-2019); e na produção de artigos, dissertações e teses elaboradas com o grupo de pesquisa MOTIM – Mito, Rito e Cartografias Feministas nas Artes.

Escritura académica performativa... Escritura f(r)ficcional: Pureza y peligro 

Este artículo discute cómo transformamos la experiencia artística en escritura, y alcanzamos la dimensión performativa de este acto liminal (Turner apud Dawsey, 2005). A partir de la fricción entre cuerpo/escritura sugiere lo que se denomina artista/investigador de la f(r)icción (Lyra, 2011, p.44), una especie de cartógrafo que dibuja paisajes en la relación yo/alteridad, con ello genera electrizantes momentos de una escritura académica f(r)ficcional. Es importante resaltar que el texto se basa en investigaciones del Núcleo de Antropología, Performance y Dramaturgia (Napedra/2005-2013); en las experiencias con la materia impartida por la investigadora en los programas de postgrado en artes de la UERJ, UDESC y UFRN (2017-2019); y en la producción de artículos, disertaciones y tesis elaborados con el grupo de investigación MOTIM – Mito, Rito y Cartografías Feministas en las Artes.

palabras clave: Escritura académica performativa, Escritura de F(r)icción, Artista de F(r)icción.

Escrita acadêmica performática... Escrita F(r)iccional: Pureza e perigo (Performative Academic Writing... F(r)ictional Writing: Purity and Danger)

This article discusses how we transform the artistic experience into writing, reaching the performative dimension of this liminal act (Turner apud Dawsey, 2005). From the friction between body/writing, she suggests what is referred to as a f(r)iction artist/researcher (Lyra, 2011, p.44), a kind of cartographer who traces landscapes in the self/alterity relationship, generating electrifying moments of a f(r)iction academic writing. It is necessary to emphasize that the text is based on research at the Center for Anthropology, Performance and Drama (Napedra/2005-2013); on the experiences with the discipline taught by the researcher in the postgraduate programs in Arts at UERJ, UDESC and UFRN (2017-2019); and on the production of articles, dissertations and theses elaborated with the MOTIM  - Myth, Rite and Feminist Cartographies in the Arts research group.

key words: Performative academic writing, F(r)fictional writing, F(r)fiction artist.

PDF

Do atrito entre corpo/escritura sugere o que se intitula artista/pesquisadora(o) de f(r)icção ...