Skip to main content

Sheila Cabo Geraldo

Pesquisadora em história e teoria da arte, professora de arte moderna e contemporânea no Departamento deTeoria e História da Arte do Instituto de Artes e no Programa de Pós-graduação em Artes – PPGArtes, da UERJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escrita: arte, história, crítica e do Capes PrInt no PPGArtes. Bolsista Produtividade do CNPq e Procientista UERJ/Faperj com a pesquisa “Políticas da Memória: o colonialismo e o primitivo na arte”.

Investigadora en Historia y Teoría del Arte, es profesora de Arte Moderno y Contemporáneo en el departamento de Teoría e Historia del Arte del Instituto de Artes y en el Programa de Postgrado en Artes – PPGArtes de la (UERJ). Coordinadora del grupo de investigación Escrita: Arte, Historia, Crítica y del Capes PrInt en el PPGArtes. Becaria de la Beca de Productividad del Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) y de Pro Científico UERJ/FAPERJ con la investigación «Políticas de la Memoria: colonialismo y lo primitivo en el arte».

She is a researcher in Art History and Theory, professor of Modern and Contemporary Art at the Department of Theory and History of Art at the Institute of Arts and at the Graduate Program in Arts – PPGArtes, at UERJ. Coordinator of the Writing Research Group: Art, History, Critique and of the Institutional Internationalization Project CAPES PrInt at PPGArtes. CNPq Productivity Fellow and Procientist UERJ/ Carlos Chagas Filho Foundation for Support to Research in the State of Rio de Janeiro (FAPERJ) with the research “Policies of Memory: Colonialism and the Primitive in Art”.

Produções de Sheila Cabo Geraldo (Producciones / Productions)

Arte negra: Brasil-Dakar

Comemorou-se em 2016, o 50º aniversário do 1o Festival Mundial de Artes Negras (Fesman), ocorrido em 1966, no Senegal.

Imagem, colonialismo e resistência

Texto publicado no livro Vidas Precárias: experiência da arte na esfera pública. Luiz Cláudio da Costa (org.) Rio de Janeiro, Arquivo Nacional/PPGArtes/ Modos. 2021.

Frestas: memória, traumas e lacunas

Com os textos aqui reunidos, o leitor pode se aproximar do afiado pensamento de Sheila Cabo Geraldo, a partir de uma questão urgente: como pensar as relações possíveis entre o texto crítico e os trabalhos de arte contemporânea?

Heitor dos Prazeres: a imensa riqueza interna e a instauração da arte

Artigo publicado em Modos: Revista de História da Arte. Campinas, 2021.