Skip to main content

Exposição individual Carma Ideológico (MAC-USP/SP, 2021). “A exposição empresta o título da primeira performance realizada pelo grupo na Cidade de Goiás. (...) O grupo destaca que o trabalho já foi refeito em diversas ocasiões, em instituições públicas e privadas, instituições religiosas e de Estado. Numa fotografia colocada na entrada da exposição, o corpo se choca contra os pilares do Palácio Gustavo Capanema (antiga Funarte), no Rio de Janeiro, anunciado a leilão um dia antes da abertura da exposição, evidenciando o desmonte cultural que estamos vivendo, de acordo com o coletivo. “Nada mais cármico, para a exposição, do que a constatação de que um trabalho feito há quase 20 anos nos alerte sobre o presente”, ressalta o Grupo EmpreZa, em nota enviada para o Jornal da USP. O conjunto explica que a performance Carma Ideológico reflete a ideia central da formação do coletivo, que se caracteriza pelo uso exaustivo do corpo do performer, pela criação de um estado performático e pela necessidade de fazer desse estado o campo das expressões das memórias inscritas em nossos corpos. “Tais memórias se relacionam com experiências singulares de cada um de nós e que se enlaçam na composição deste coletivo. Desastres, dores, esmagamentos, embates e tensões que perpassam a história de um Brasil colonial e um Brasil contemporâneo, atravessando nossos corpos”, afirma o Grupo EmpreZa na nota.” (Matéria ‘Exposição no MAC traz os embates do corpo contra o mundo’ publicada no Jornal da USP: https://bit.ly/3WLo3mB).

Exposición individual “Carma Ideológico” (MAC-USP/SP, 2021)

«La exposición toma su nombre de la primera performance realizada por el colectivo en la Ciudad de Goiás (…) El colectivo destaca que esta obra ha sido recreada en varias ocasiones, en instituciones públicas y privadas, así como en instituciones religiosas y gubernamentales. En una fotografía exhibida en la entrada de la exposición, el cuerpo se choca contra los pilares del Palácio Gustavo Capanema (antigua Funarte) en Rio de Janeiro, edificio que fue anunciado para subasta un día antes de la apertura de la exposición, lo cual, según el colectivo, evidencia el desmantelamiento cultural que estamos experimentando. «Nada es más cármico para la exposición que el hecho de que una obra realizada hace casi 20 años nos alerte sobre el presente", resalta el Grupo EmpreZa en una nota enviada al Jornal da USP. El grupo explica que el performance «Carma Ideológico» refleja la idea central de la formación del colectivo, que se caracteriza por el uso exhaustivo del cuerpo del intérprete, la creación de un estado performativo y la necesidad de hacer de ese estado el campo de expresión de las memorias inscritas en nuestros cuerpos. «Estas memorias se relacionan con las experiencias singulares de cada uno de nosotros y se entrelazan en la composición de este colectivo. Desastres, dolores, aplastamientos, enfrentamientos y tensiones que atraviesan la historia de un Brasil colonial y contemporáneo, que atraviesa nuestros cuerpos», afirma el Grupo EmpreZa en la nota del periodico.(Artículo «Exposição no MAC traz os embates do corpo contra o mundo» publicado en el Jornal da USP: https://bit.ly/3WLo3mB).

palabras clave: Performance, Grupo EmpreZa, crítica institucional, MAC-USP.

Solo Exhibition Carma Ideológico (Ideologic Karma) (MAC-USP/SP, 2021)

"The exhibition borrows the title from the first performance performed by the group in the city of Goiás. (...) The group points out that the work has already been redone on several occasions, in public and private institutions, religious and state institutions. In a photograph placed at the entrance of the exhibition, the body crashes against the pillars of Palácio Gustavo Capanema (former Funarte National Art Foundation), in Rio de Janeiro, announced for auction one day before the opening of the exhibition, evidencing the cultural dismantling we are living, according to the collective. "There is nothing more karmic for the exhibition than the fact that a work made almost 20 years ago alerts us to the present," says EmpreZa Group, in a statement sent to the University of São Paulo (USP) newspaper, Jornal da USP. The ensemble explains that the performance Carma Ideológico reflects the central idea of the formation of the collective, which is characterized by the exhaustive use of the performer's body, by the creation of a performative state and by the need to make this state the field of expressions of the memories inscribed in our bodies. "Such memories relate to singular experiences of each one of us and that are intertwined in the composition of this collective. Disasters, pains, crushes, clashes and tensions that go through the history of a colonial Brazil and a contemporary Brazil, crossing our bodies," says EmpreZa Group in the statement.” (News article Exposição no MAC traz os embates do corpo contra o mundo (Exhibition at MAC brings the clashes of the body against the world) published in Jornal da USP: https://bit.ly/3WLo3mB).

key words: performance, EmpreZa Group, institutional critique, MAC-USP.

PDF

Tais memórias se relacionam com experiências singulares de cada um de nós...