Skip to main content

Lílian do Valle

Professora titular de Filosofia da Educação da UERJ, graduou-se em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1978) e tem doutorado em Educação pela Université de Paris V (sobre o lazer operário,1982). Realizou dois estágios de pós-doutorado, em 1991 (sobre a escola pública e a repartição do tempo) e 2007 (sobre modos de presença e de ação da formação da subjetividade humana), ambos na EHSS (Paris). Traduziu obras de C. Castoriadis, N. Loraux e J. Rancière. Sua atuação concentrou-se na área de filosofia da formação humana e teve como principal interesse a crítica da clivagem corpo/alma presente na antropologia dominante na educação, com base nas contribuições de C. Castoriadis, H. Arendt e de Aristóteles. Dedica-se atualmente à reflexão sobre: a desvalorização do corpo e a modelagem de uma "sensibilidade abstrativa"; os sentidos do cosmopolitismo; política e eventos da palavra, apoiando-se nos trabalhos de B. Latour, I. Stengers, J. Butler e J. Rancière.

Profesora titular de Filosofía de la Educación en la UERJ, licenciada en Pedagogía por la Pontificia Universidad Católica de Rio de Janeiro en 1978 y doctora en Educación por la Université de Paris V en 1982 en cuya tesis abordó el ocio obrero. Realizó dos prácticas de posdoctorado, una en 1991 sobre la escuela pública y la distribución del tiempo, y otra en 2007 sobre los modos de presencia y acción en la formación de la subjetividad humana, ambas en la EHSS (París). Ha traducido obras de C. Castoriadis, N. Loraux y J. Rancière. Su trabajo se ha centrado en el campo de la filosofía de la formación humana y su principal interés ha sido la crítica de la división cuerpo/mente presente en la antropología dominante en educación, basada en las contribuciones de C. Castoriadis, H. Arendt y Aristóteles. Actualmente se dedica a reflexionar sobre la devaluación del cuerpo y la formación de una "sensibilidad abstractiva", los sentidos del cosmopolitismo, la política y los eventos del lenguaje, basándose en los trabajos de B. Latour, I. Stengers, J. Butler y J. Rancière.

She is a full Professor of Philosophy of Education at UERJ, she holds a degree in Pedagogy from the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (1978) and holds a PhD in Education from the Université de Paris V (on working-class leisure, 1982). She did two post-doctoral internships, in 1991 (on public schooling and the division of time) and 2007 (on modes of presence and action in the formation of human subjectivity), both at the EHSS (Paris). She has translated works by C. Castoriadis, N. Loraux and J. Rancière. Her work has focused on the philosophy of human formation and her main interest has been the critique of the body/soul cleavage present in the dominant anthropology of education, based on the contributions of C. Castoriadis, H. Arendt and Aristotle. She is currently dedicated to reflecting on: the devaluation of the body and the modeling of an ‘abstract sensitivity’; the meanings of cosmopolitanism; politics and events of the word, based on the works of B. Latour, I. Stengers, J. Butler and J. Rancière.

Produções de Lílian do Valle (Producciones / Productions)

Tomada da palavra e conquista do tempo

Esta entrevista, concedida em fevereiro de 2021, explora os vínculos do pensamento de Jacques Rancière com a formação humana, que têm como ponto de apoio sua importante elaboração sobre a "partilha do sensível".

Formação humana na precariedade: Fazer sentido em comum

“Não há mundo comum,” afirmava Bruno Latour, “jamais houve.” Como então nos habituamos a imaginar a existência de um consenso que, por trás dos desacordos e dos conflitos, cimentava nossa existência comum?

Recuperar o corpo-mundo

A abstração da presença – a sublimação do corpo e a desconsideração dos sentidos – é, como diria Hans Gumbrecht, um dos efeitos da metafísica, pela qual realiza-se a “perda do mundo”, a radical descorporalização exigida pela razão moderna.

Ainda a respeito de "tornar sensível"

Por muitos aspectos, O Mestre ignorante foi, e continua a ser a obra mais famosa de Jacques Rancière.

Cidades e Inscrições. Travessias

O livro busca oferecer, em textos e imagens, um pequeno panorama das investigações realizadas pela Linha de Pesquisa Arte, Sujeito, Cidade do Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ.